Tebibyte (TiB) - O que é?


Aqueles que adicionaram mais armazenamento ao PC (externo/interno) notaram que o armazenamento disponível mostrado nunca parece corresponder à capacidade de armazenamento anunciada da unidade.

Por quê?

Resposta curta: uma longa e engraçada história de um grupo de profissionais de marketing decidindo arbitrariamente usar diferentes unidades de medida para comercializar números maiores.

Seu armazenamento está todo lá. No entanto, o sistema operacional (SO) exibe o armazenamento usando uma unidade diferente ( TiB ) da que os fabricantes de armazenamento usam ( TB ).


Conversão de TiB para TB

Converter Tebibytes em Terabytes ou vice-versa é bastante simples.

Segue a conversão:

1 TB = 1000 Gigabytes = 931,32 Gibibytes (GiB) = 0,909495 Tebibytes (TiB)


Um pouco de história: TiB vs. TB!

Antes de começarmos, você deve entender as medidas de base 2 e base 10 (como visto nas imagens acima).

Nos computadores, você tem circuitos binários com um estado LIGADO ou DESLIGADO.

É por isso que as medições em computação tendem naturalmente a usar a base 2, o que significa medir em potências de 2.

Assim, por exemplo, um 'Kilo'byte em computação seria 2 10 bytes ou 1024 bytes. Da mesma forma, um 'Mega'byte seria 2 20 bytes ou 2 10 KB ou 1024 KB.

Por outro lado, o sistema SI Decimal usa medidas de base 10, o que significa medir em potências de 10. Aqui, um quilograma significa 10 3 gramas ou 1000 gramas.

Um Megagrama é 10 6 gramas ou 10 3 Kg (1000 Kg).

Antes da IEC definir os prefixos de Kibi, Mebi, Gibi, Tebi e assim por diante, os prefixos SI eram usados ​​universalmente em todas as indústrias.

Eles apenas significavam algo diferente dependendo do contexto. Por exemplo, em aplicações de computação, entendeu-se que as medições de Base 2 eram a norma quando se referia a Kilo, Mega, etc.

Então, isso significava que em um cenário de computação e armazenamento de dados, 1 Kilobyte se referia a 1024 bytes, não a 1000.

Agora, isso não seria um problema se isso continuasse sendo a norma. No entanto, as capacidades de armazenamento de pratos não eram realmente limitadas por uma base de 2.

Nos anos 90, alguns caras de marketing 'inteligentes' descobriram que podiam anunciar números 'maiores' sem oferecer o equivalente computacional de tanto espaço.

Um disco rígido de 1 TB soa muito melhor para anunciar do que 931,32 GB ou GiB ou Gibibytes.

Para ser justo, a diferença era tão insignificante que não era um grande negócio naquela época.

Um disco rígido de 40 MB em 1990 oferecendo 40.000 KB em vez de 40.960 KB não era tão ruim.

Mas quando os tamanhos de armazenamento começaram a se expandir, essa ideia se desfez rapidamente. De repente, você estava 'perdendo' vários Gigabytes de espaço.

Em 1998, a IEC publicou a convenção de nomenclatura de prefixo binário para unidades de computação e armazenamento de dados como KiB, GiB, MiB para diferenciá-las das unidades SI. No entanto, nunca ganhou força.

 


O que significa TiB ou Tebibyte?

Os fornecedores de armazenamento anunciam em Giga bytes e Tera bytes (GB e TBs), mas seu sistema operacional mostra o armazenamento disponível em Gibi bytes e Tebi bytes (GiB e TiB).

É exatamente por isso que um SSD de '1 TB' que você acabou de instalar aparece com apenas 931 'GB' ( GiB ) de armazenamento disponível.

Mas, novamente, o Windows está simplesmente mostrando esse espaço em outra unidade.

Um Tebibyte (TiB) é uma unidade de medida usada para computadores e outros eletrônicos. Se você vir a unidade TB no Microsoft Windows, isso indica TiB. O mesmo vale para MB, KB, GB, etc.


O que é Tebityte (TiB)?

Um tebibyte (TiB) é uma unidade de medida usada para descrever a capacidade de computação. O prefixo tebi vem do sistema binário para medir a capacidade de dados. Esse sistema é baseado em potências de dois. Um tebibyte equivale a 2 40 ou 1.099.511.627.776 bytes .

A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) criou o termo tebibyte e os outros prefixos binários - kibi, mebi, gibi, pebi, exbi, zebi e yobi - em 1998. Nos primeiros dias da computação, antes dos prefixos binários serem criados, os prefixos métricos no Sistema Internacional de Unidades (SI) se referiam tanto aos multiplicadores de potência de 10 no sistema decimal de medição quanto aos multiplicadores de potência de dois do sistema binário. Os prefixos do SI incluem kilo, mega, giga, tera, peta, exa, zetta e yotta e hoje são referidos como o sistema decimal de prefixos .

Quando os prefixos SI eram usados ​​para se referir a ambos os sistemas multiplicadores, o contexto era a única maneira de determinar qual sistema estava sendo referido quando o termo terabyte (TB) foi usado. Esse termo pode se referir a 10 12 bytes (1.000.000.000.000 bytes) ou 2 40 (1.099.511.627.776) bytes.

Isso mudou em 1998, quando o IEC criou os prefixos binários. Desde então, o sistema que as pessoas usam geralmente depende da disciplina ou indústria em que estão. Os setores de comunicações, eletrônica e física são mais propensos a usar as unidades métricas de potência de 10 do sistema decimal. Os setores de TI e armazenamento de dados geralmente usam as unidades não métricas de potência de dois do sistema binário.

Para que servem os tebibytes

Nos primeiros anos da indústria de computadores, não era um problema usar o mesmo sistema de prefixos para se referir aos multiplicadores de potência de 10 e potência de dois. As capacidades de armazenamento de dados eram muito menores do que são hoje. Na extremidade inferior da escala do multiplicador, a diferença nos valores absolutos dos números gerados pelos dois sistemas era relativamente pequena.

Por exemplo, há 1.000 bytes em um kilobyte (KB) de dados usando o sistema de potência de 10. Usando a definição de potência de dois, um kilobyte de dados é igual a 1.024 bytes. Essa diferença de 24 bytes era frequentemente considerada insignificante. No entanto, à medida que a escala da capacidade de computação e armazenamento de dados cresceu, a diferença absoluta entre as medições usando os dois sistemas foi ampliada. Um terabyte de dados usando o sistema decimal de potência de 10 equivale a 1.000.000.000.000 bytes, enquanto um terabyte de dados usando o sistema binário de potência de dois equivaleria a 1.099.511.627.776 bytes. A diferença de quase 100 bilhões de bytes começou a causar problemas e não podia ser ignorada.

Na segunda metade da década de 1990, usar os mesmos prefixos para duas unidades de medida diferentes tornou-se confuso. Um problema comum aconteceu porque os fabricantes de unidades de disco usavam o sistema decimal ao rotular a capacidade das unidades de disco rígido (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs). Mas os fornecedores de sistemas operacionais (SO) preferiram usar o sistema binário de potência de dois para medir a memória do computador e a capacidade de armazenamento de dados. Assim, quando um cliente comprava um novo HDD que o fabricante rotulava como tendo 1 TB de capacidade, o sistema operacional do computador informava que ele tinha apenas 931,32 gigabytes (GB) de capacidade.

O padrão IEC para o sistema binário de medição foi desenvolvido para eliminar essa confusão. Se, no exemplo acima, o SO tivesse usado o sistema binário de prefixos ao invés do sistema decimal, ele teria reportado 931,32 gibibytes (GiB) ao invés de 931,32 GB de capacidade, e o consumidor seria alertado para o fato de que o SO fornecedor estava usando um sistema de medição diferente do fabricante do HDD.

A criação do sistema de prefixo binário não resolveu o problema de medição de capacidade, no entanto. Na prática, esses prefixos são usados ​​principalmente em meios acadêmicos, redação técnica e ambientes de sistemas abertos. Fornecedores comerciais e profissionais de TI tendem a não usar os prefixos binários.

 

Qual o tamanho de um tebibyte?

Um tebibyte é maior do que as seguintes medidas de capacidade de dados binários:

  • Um byte -- um TiB é igual a 1.099.511.627.776 bytes.
  • Um kibibyte (KiB) -- um TiB é igual a 1.073.741.824 KiB.
  • Um mebibyte (MiB) – um TiB é igual a 1.048.576 MiB.
  • Um gibibyte -- um TiB é igual a 1.024 GiB.

As medidas de capacidade de dados binários maiores que um tebibyte incluem o seguinte:

  • Um pebibyte (PiB) é 1.024 vezes o tamanho de um TiB.
  • Um exbibyte (EiB) é 1.048.576 vezes o tamanho de um TiB.
  • Um zebibyte (ZiB) é 1.073.741.824 vezes o tamanho de um TiB.

Um HDD de 1 TiB conteria quase 1,1 trilhão de bytes de dados. Aqui estão algumas outras maneiras de visualizar 1 TiB de dados:

  • 79 horas de vídeo com qualidade de transmissão;
  • Quase 143.000 fotos digitais;
  • 165 horas de gravação em alta definição; ou
  • 2.199 horas de gravação com qualidade de CD.

Convertendo um tebibyte para um gibibyte

Um tebibyte equivale a 1.024 GiB. Para fazer a conversão, pegue os 1.099.511.627.776 bytes que compõem um tebibyte e divida esse número pelo número de bytes em um gibibyte, ou 1.073.741.824. Isso lhe dá 1.024 GiB.

No sistema binário, cada prefixo sucessivamente mais alto tem 2 10 , ou 1.024, vezes o número de bytes do prefixo mais baixo seguinte. Um tebibyte é 1.024 vezes o número de bytes em um gibibyte. Um pebibyte é 1.024 vezes o número de bytes em um tebibyte. Um exbibyte é 1.024 vezes o número de bytes em um pebibyte e assim por diante.


Tebibyte vs. terabyte

Um tebibyte é igual a 2 40 ou 1.099.511.627.776 bytes. Um terabyte é igual a 10 12 ou 1.000.000.000.000 bytes. Um tebibyte equivale a quase 1,1 TB. Isso é cerca de 10% de diferença entre o tamanho de um tebibyte e um terabyte, o que é significativo quando se fala em capacidade de armazenamento.

Na extremidade inferior do espectro de capacidade, quando você fala sobre um kibibyte versus um kilobyte ou um mebibyte versus um megabyte, a diferença entre as unidades de medida binárias e as unidades decimais de medida é quase insignificante. No entanto, com tebibytes versus terabytes, a diferença entre os dois sistemas é importante.


Fonte: Stacey Peterson & Jerry James