Saiba tudo sobre All-Flash e como escolher a melhor solução.




          HDSTORAGE BRASIL   


O que é All-Flash e como escolher a melhor solução?

Cada vez mais acessíveis, as soluções all-flash proporcionam maior performance e retorno garantido sobre os investimentos em Data Centers.

Com uma performance impressionante, hoje as soluções all-flash são essenciais para que as organizações consigam suprir as demandas e possam estar preparadas para o contínuo crescimento. Esse tipo de tecnologia garante o retorno dos investimentos, apresentando custos acessíveis para todos os tipos de aplicações.

A migração para soluções All-Flash tem crescido a cada dia, segundo estudos realizados por especialistas. Mais e mais podemos elencar inúmeras organizações: companhias privadas, instituições e órgãos públicos de diferentes áreas, todos capazes de atingir novos patamares de excelência no armazenamento de dados. 



Conceito. O que é All-Flash?

All-Flash é um termo que surgiu para definir sistemas de armazenamento de dados baseados unicamente em memória Flash. Comparados aos discos rígidos convencionais, onde os dados eram gravados em mídias magnéticas, a nova tecnologia permite que isso seja feito diretamente em placas de memória Flash, o que torna a gravação e busca de informações muito mais rápidas.

Essas unidades de armazenamento trazem mais desempenho (Throughput e IOPs), com latências muito baixas, além de otimizar a densidade, utilizando melhor o espaço físico. O conceito de armazenamento Flash é popularmente conhecido através de SSD (Solid State Drive), que vêm substituindo HDDs tradicionais em diversos setores, desde computadores e dispositivos móveis pessoais até grandes infraestruturas de TI, além de variados outros tipos de tecnologia Flash disponíveis no mercado de armazenamento.

Sistemas híbridos (que conciliam tecnologias convencionais de HD com SSD) ainda são comuns em Data Centers, mas já existem no mercado soluções voltadas inteiramente para o armazenamento em Flash, e sua implementação vem se tornando cada vez mais acessível. Para se ter uma idéia da evolução desse tipo de tecnologia, a projeção é de uma constante redução de custos  — já incluindo gastos como refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros.


Significado do termo  AFA ( All Flash Array)?

Um AFA (All-Flash Array), também conhecido como sistema de disco de armazenamento de estado sólido, é um array de armazenamento externo que usa apenas mídia flash para armazenamento persistente. A memória flash é usada no lugar das unidades de disco rígido giratórias (HDDs) que há muito tempo estão associadas aos sistemas de armazenamento em rede.


Como uma matriz totalmente flash difere do disco

A memória flash, que não possui partes móveis, é um tipo de memória não volátil que pode ser apagada e reprogramada em unidades de memória chamadas blocos . É uma variação da memória somente leitura programável apagável ( EEPROM ), que recebeu esse nome porque os blocos de memória podem ser apagados com uma única ação ou flash. Uma matriz flash pode transferir dados de e para unidades de estado sólido ( SSDs ) muito mais rapidamente que as unidades de disco eletromecânicas.

A vantagem de uma matriz totalmente flash, em relação ao armazenamento baseado em disco, é o desempenho total da largura de banda e menor latência quando um aplicativo faz uma consulta para ler os dados. A memória flash em um AFA geralmente vem na forma de SSDs, que são similares em design a um circuito integrado


Qual é a melhor solução para o seu negócio?

As melhores soluções devem endereçar três questões essenciais: Qual será a vida útil do equipamento? Quanto de aumento na carga de trabalho irá impactar no sistema? Como o sistema vai responder em situações de uso intenso? Se as respostas forem positivas para cada uma dessas perguntas, ela está elegível para ser uma boa solução.




Soluções All-Flash 

Os fabricantes Seagate, Infortrend, Synology e Qnap possuem produtos que são uma excelente referência do que há de melhor em sistemas All-Flash. Voltados para ambientes de missão crítica e alta demanda, os equipamentos destes fabricantes oferecem alta performance, disponibilidade e escalabilidade, entre outros benefícios.

Como líderes de mercado, disponibilizam soluções baseadas em SSD (Solid State Drive), além de oferecer soluções baseadas em uma nesta nova tecnologia de discos tipo Flash. São dispositivos que permitem grande escalabilidade, podendo atingir grande escalabilidade  .


Performance

Recursos como alto poder de processamento e software de multipath com algorítmos avançados garantem alto desempenho mesmo sob cargas intensas e/ou crescimento da infraestrutura, conciliando performance e capacidade com um custo totalmente acessível.

 

Simplificação das operações

A complexidade desnecessária em ambientes de TI custa tempo, dinheiro e minimiza o potencial de inovação(pesquisa e prospecção) por obrigar a equipe realizar constantes trabalhos de manutenção. Com uma filosofia voltada para a simplificação da infraestrutura de TI, as soluções All Flash possibilitam provisionamento automatizado e proteção global de dados. 


Escalabilidade

Diversos  modelos disponíveis, estes fabricantes atendem diferentes demandas e oferece produtos ideais para os negócios de diferentes tamanhos, além de permitir a ampliação da capacidade de maneira simplificada.


Para maiores informações 


  

Fale Conosco